PROVA MUNDIAL DE ORIENTAÇÃO NA ZONA
Fernando Costa, director da prova, conta ter aproximadamente 1400 atletas em competição, contando com a presença de um milhar estrangeiros.
O responsável da prova, Portugal O' Meeting, referiu que à data da "data da apresentação do POM'2011, o GD4C(Grupo Desportivo 4 Caminhos) tinha registado a inscrição de 1380 atletas, mil dos quais oriundos de outros países como Suécia, Finlândia, Suíça, Noruega, França, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Espanha e Letónia, num total de mais de três centenas e meia de clubes inscritos.
O prova passará pelos municípios do Crato, Alter do Chão e Portalegre, entre 5 e 8 de Março, estando a organização a cargo do Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C), com sede na Senhora da Hora, Matosinhos.
Em declarações, o responsável da prova justificou a escolha destas localidades:
"Escolhemos o Alentejo porque tem uma grande riqueza, que é a sua natureza. A orientação tem uma ligação muito íntima com a natureza. O POM nasceu em 1996 e começou a ganhar raízes. Nesta altura do ano é a prova mais importante a nível mundial. Nenhum país se atreve a organizar um evento na época do Carnaval"
A presença da suíça Simone Niggli-Luder, campeã e recordista mundial, já está confirmada, assim como a do francês Thierry Gueorgiou, considerado o melhor atleta masculino da atualidade na modalidade de orientação.
A cerimónia de apresentação da prova, realizada no Cais de Vila Nova de Gaia, serviu ainda para homenagear o maratonista António Pinto, que tendo começado por se dedicar ao ciclismo, cedo trocou as bicicletas, aos 20 anos, em 1986, para se dedicar ao atletismo. Inicialmente destacando-se em provas de meio-fundo, o atleta é bem conhecido pelos resultados obtidos na Maratona de Londres."
http://www.dn.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=1787396&page=-1